segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A bicada do galo – um pouco sobre o Jab


                                                          Imagem: www.combatwod.com

Falamos sobre resistência, agilidade e sobre a arte marcial em si, agora chegou o momento de entender um pouco sobre cada golpe e suas particularidades.
Inicialmente vamos falar sobre um golpe que muitos acham simples mas na prática é uma das maiores armas em uma luta: o ‘Jab’.

Em diversas artes marciais o Jab é adotado e claro, cada uma com sua particularidade e nomenclatura (por exemplo kizame zuki no karate). Utilizado pela maioria dos lutadores como ponto de partida para sequencias, o famoso golpe com a ‘mão da frente’ é muito utilizado, porém, devemos ir mais a fundo do que o simples ato de bater com a mão da frente.

No Jeet Kune Do, aprende-se que este é um golpe essencial, importantíssimo e responsável pela maior agilidade e eficiência na luta, pois permite o ataque em uma distância segura, garantindo maior mobilidade. Mas vamos para as técnicas.


Distância

Uma das principais funções do Jab (principalmente para lutadores iniciantes) é a medição da distância do alvo. Em uma luta, boxeadores usam o Jab para não perder muita energia ao medir a distância do oponente e é claro, realmente ‘manter a distância’.

Graças a sua mobilidade, o Jab permite manter o oponente afastado, seja por medo dos golpes ou pela sustentação do punho, mirando o adversario e não dando chances para que ele se aproxime.

Claro, essa é uma forma interessantíssima de se usar um Jab, porém, para mestres como Muhammad Ali e Bruce Lee o Jab era  uma arma letal, onde a própria distância ajudava na melhor aplicação dos golpes.


Base

A base e a movimentação são essenciais para aplicação de um Jab bem feito. A base deve ser forte, porém não deve ser fixa e sim móvel. Saltitar ajuda e muito na aplicação do Jab, pois garante o ritmo e permite movimentação na aplicação do golpe, o que garante mais agilidade e a ‘busca do alvo’.

A movimentação é essencial e o trabalho está nos pés, joelho e calcanhares, e cada articulação deve estar forte o suficiente para suportar o peso do próprio corpo. Na dúvida de manter o corpo com esse domínio sobre o próprio peso acesse nossas postagens antigas.


A Bicada

A Bicada realmente é o segredo em questão. Já parou para analisar a bicada de um galo? Se analisar as fazendas ou locais de criação de galinhas caipiras, você terá a oportunidade de visualizar um golpe perfeito.

O galo avança contra o alvo, totalmente equilibrado, estica o pescoço, aplica uma bicada leve porém rápida e forte voltando à posição inicial antes que seja atacado. Ele pula, ataca, e volta. Este é o grande segredo do Jab.

Uma ‘bicada’ bem dada pode garantir sucesso em uma luta e o melhor, permitir que você não seja atacado.


A técnica

Então vamos à prática. Não abordaremos a base do Jeet Kune Do, nem do boxe ou karate Uechi Ryu para não limitar o seu treino. Permita que seu corpo encontre a forma mais prática e confortável para a aplicação, para isso faça estudos, aplique golpes e veja qual a base se sente melhor para atacar.

Escolhida a base, vale ressaltar alguns pontos para melhor aplicação:

- avance: permita que seu corpo avance na base, com a coluna reta e a base semi-aberta avance com a perna da frente permitindo com que a de trás a siga, como se fosse um pequeno salto.

- ataque: de forma rápida estenda o braço em direção ao alvo ao mesmo tempo que dá o salto, o golpe deve chegar ao alvo no momento que se cai no chão após o salto. (analise a imagem do post no topo)

- recolha: volte para a posição inicial recolhendo o braço e saltando para trás o mais rápido que conseguir, jogando a cabeça para trás, evitando assim ser atacado. "Mentalize recolher antes mesmo de chegar ao alvo".


Observações

- para mais agilidade ataque com a mão aberta e feche apenas ao chocar com o alvo, isso ajuda a quebrar a barreira do ar;

- ataque com as costas da mão para ter resultados mais efetivos de postura, pois você não precisará rodar os ombros ao aplicar tal golpe (Uraken);

- libere ar com suspiro ou Kiai (grito usando o diafragma), pois o mesmo garante troca de ar dos pulmões que permite nova oxigenação, além de liberar endorfina  no organismo. 
"Kiai (em japonês: 気合) é um termo de artes marciais japonesa que se refere à exteriorização da energia corporal, que nasceria desde o baixo ventre, ou saika tanden, localizado aproximadamente cinco centímetros abaixo do umbigo. Partindo-se do exemplo dado pela natureza, a mostrar que todos têm um grito de força, principalmente os grandes felinos, os quais até paralisam suas presas antes de as atacar. A manifestação pode se dar em três momentos: no início de uma atividade; durante sua realização; ou a seu fim." (descrição de Kiai pelo www.wikipedia.org)

Pratique sempre que possível, treine e busque superar seus limites. Para melhor compreensão do golpe leia nosso tópico sobre agilidade e melhore seu desempenho. Sempre ao final de cada treinamento medite, meditar é essencial para se desenvolver nos treinos e despertar a consciência. Um forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário