segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O Caminho do Guerreiro




Para que se obtenha resultados satisfatórios e maior integração com sua prática é preciso entender que o treinamento não é para ninguém, senão para você mesmo.

Inúmeras são as pessoas que vão para academias de musculação ou de artes marciais para se expor. 

Treinam para as pessoas verem, treinam para se exibir na rua, treinam para se vangloriar... Isso não é treinamento.

Para garantir um verdadeiro e positivo ritmo de treinamento é preciso ser sincero consigo mesmo, treinar pela saúde, pelo equilíbrio e pela paz. Um corpo esteticamente agradável será apenas um reflexo de seu treino, e esse não é o nosso objetivo.

Como o nome já diz, a “Arte” Marcial é uma manifestação do corpo que deve ser natural e espontânea, e para isso, o praticante deve valorizar sua própria individualidade delimitando seu próprio ritmo.


O auto-controle

Como já foi dito anteriormente precisamos dominar nós mesmos. Instintos negativos e maus pensamentos devem ser eliminados de nossa vida. Como Bruce Lee diz “devemos ser como um boneco de madeira, ele não tem ego, ele não revida”. A alegoria do boneco de madeira (mudjong) é justamente uma chave para uma vida tranquila e o ganho de uma fortaleza interna.

Por mais que ataquemos o boneco de madeira ele nunca irá revidar. Ele é tão resistente que não adianta quantas vezes lhe apliquemos golpes, ele nunca sairá do lugar. Ele não reage, não age por impulso. 

Devemos ser assim, não reacionar, agir apenas por consciência.

Devemos ser resistentes à tentações, ameaças e provocações. Por mais que as pessoas nos chateiem ou tentem retirar nossa paz devemos ser fortes, resistir os golpes, e assim como o boneco de madeira (mudjong) não revidar.

Isso também se aplica a maus costumes. Devemos ser fortes, controla-los e não deixar que se manifestem em nosso dia-a-dia.


O ritmo

Não devemos treinar até cair. Um grande equívoco de alguns professores é matar os alunos nos treinos, dizer que depois de cair ainda há X% de energia. Isso não é treino, isso não elimina gordura, isso não fortalece o corpo.

Essa energia que mesmo depois de destruídos ainda temos potencial, existe para ser usada em momentos de perigo e necessidade, não nos treinamentos.

O treino é um momento de harmonia e concentração, e a partir do momento que treinamos até cair estamos perdendo vitaminas, minerais, carboidratos e o tecido muscular que tanto almejamos.

Garanta um ritmo próprio. Para isso conheça seu corpo e seus limites. Treine o suficiente para ficar saudável e lembre-se: não gaste todas as suas energias no treino, pois você precisa estudar, trabalhar, dentre outras diversas coisas que necessitam de sua energia.


A valorização de si

Respeite sua saúde e respeite o seu corpo. Preze por pensamentos e emoções positivas em seu diário viver. 

Mantenha sempre que possível contato com a natureza, boas amizades e diversões saudáveis.

Lembre-se que nossa saúde é o reflexo da vida que levamos. Valorize seu corpo e é claro, trabalhe sua mente e espírito, pois, independente de religiões, buscar se religar a Deus é algo necessário para todos os seres que almejam ser realmente felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário